Desidratação pode desenvolver a síndrome do Olho Seco!

Nesta altura, certamente conhece a importância da hidratação e o impacto que esta pode ter na sua saúde em geral. Mas sabia que a desidratação pode afetar severamente os seus olhos?

Neste artigo a nossa clínica oftalmológica vai explicar como a desidratação afeta os seus olhos e como a síndrome do olho seco se relaciona.

Vamos começar?

Como a desidratação pode causar o olho seco?

 As causas da desidratação

Vómito, suor excessivo, diarreia e exercícios são modos diferentes de o corpo perder água e ficar desidratado. A desidratação não é totalmente incomum nas pessoas e a maioria já a experienciou em algum momento. Algumas pessoas bebem água o suficiente diariamente, mas neutralizam o seu benefício consumindo cafeína, álcool e muito sal.

Quando uma pessoa fica desidratada, é porque o corpo não está retendo água suficiente e, como resultado, entra em estado de choque porque os órgãos são incapazes de funcionar corretamente. Embora a desidratação leve a moderada seja facilmente revertida com o reabastecimento do corpo com água, a desidratação grave pode ser perigosa para a saúde. Quando o nosso corpo entra neste estado, resulta em sede extrema, fadiga, pele seca, dores de cabeça, prisão de ventre e tonturas ou desmaios. Obviamente os nossos olhos também sofrem com isto.

Manter-se hidratado para ter olhos saudáveis

Mantendo-se ativo, seguindo uma dieta saudável e bebendo muita água, vai ajudar a preservar a saúde dos olhos. Nunca é demais enfatizar: a coisa mais importante a fazer é beber bastante água – se não estiver consumindo quantidades suficientes diariamente, verá que os seus olhos podem não funcionar corretamente.

Conhecer alguns dos sinais

Está desidratado? Existem sinais que ajudam facilmente a identificar se está ou não desidratado – e como tal, esse estado pode afetar os seus olhos. Os sinais físicos são os mais fáceis de detetar. Observe os seus olhos: eles parecem estar vermelhos? Existe uma sensação de desconforto? Costuma sentir secura e comichão? Incapacidade de chorar ou produzir lágrimas é outro sintoma de desidratação.

Lágrimas de qualidade

Se não consegue produzir lágrimas, pode estar desidratado. Produzir gotas de lágrima, que são compostas de água, óleo e um componente mucoso, é fundamental para que os seus olhos possam obter humidade e lubrificação e consequentemente o conforto. Isto ajuda a piscar corretamente, impedindo a entrada de elementos prejudiciais como a poeira. Em última análise, isto pode ter um impacto negativo e severo na sua visão. As lágrimas são um componente vital da saúde ocular porque lubrificam e mantêm os seus olhos limpos. Quando esta ação não ocorre, pode ter como resultado a irritação, visão turva e dores de cabeça.

Para evitar a desidratação e garantir os olhos mais saudáveis ​​possíveis, a hidratação é de extrema importância. Tente levar uma garrafa de água consigo para se manter hidratado onde quer que vá!

Manter os seus olhos felizes e hidratados é fundamental, se estiver com sintomas, sugerimos a marcar uma consulta oftalmológica na nossa clínica, de modo a obter um correto diagnóstico e tratamento.

Utilize os contactos disponibilizados.

causas da desidratação, desidratação, desmaios, dores de cabeça, fadiga ocular, irritação, olho seco, olhos cansados, olhos secos, pele seca, prevenção do olho seco, prisão de ventre, Síndrome do Olho Seco, tonturas, visão turva